Avaliação da Aprendizagem e Educação

Neste blog, você encontrará variadas abordagens sobre temas da educação, predominantemente sobre avaliação da aprendizagem.

28/3/08

Onde os atos de examinar e avaliar se encontram

Os atos de examinar e avaliar na escola tem sido confundidos, ao ponto de praticarmos exames e denominarmos de avaliação, como temos esclarecido em textos deste blog, como nos textos do meu site www.luckesi.com.br, e em meus livros.

 

Contudo, vale perguntar: onde está a base da confusão? O que há de comum entre esses dois atos, que os confunde?

 

O que há de comum entre os atos de examinar e avaliar é o fato de que, para ambas as práticas, há necessidade de coleta de dados sobre o desempenho do educando.

 

Tanto para praticar exames quanto para praticar avaliação necessitamos de coletar dados que descrevam o dempenho do educando em termos de aprendizagem. Nisso as duas práticas se encontram e, muitas, vezes, por isso, são confundidas. Mas, somente nisso se encontram.

 

O passos subsequentes dessas práticas escolares diferenciam-nas. Os exames escolares, tendo por base os dados sobre desempenho do educando classificam-no em "aprovado" ou "reprovado" e encerram aí a sua jornada. Já a pratica da avaliação, com base nos dados do desempenho do educando, passa para o seu segundo passo, que é a qualificação do seu desempenho, em termos de satisfatoriedade ou insatisfatoriedade, diante dos critérios específicos da apredizagem com os quais se está trabalhando. E, ainda, na prática da avaliação, há um terceiro passo, que é a intevenção (tomada de decisão do que fazer para que obtenha o melhor resultado possível), se o desempenho for considerado insatisfatório.

 

Assim sendo, o ato de examinar se realiza em dois passos: (1) descrever o desempenho do educando a partir de dados coletados e (2) classificaçá-lo. O ato de avaliar, por seu turno, se processa em três passos: (1) descrever o desempnho do educando com base nos dados coletados, (2) qualificar esse desempnho tendo por base critérios de qualificação dos resultados e, por último, (3) proceder intervenção ou intervenções, se necessário, tendo como base a hipótese da insatisfatoriedade dos resultados.

 

Pelo fato de, tanto o ato de examinar como o de avaliar, ter por base a descrição do desempenho do educando com base na coleta de dados, através de instrumentos que ampliam a capacidade de observar do avaliador, eles são confundidos como se fossem iguais. Todavia, para além da descrição do desempenho, decorrente da coleta de dados, os dois atos se diferenciam totalmente.

 

Deste modo, para inciarmos ou aprofundarmos nossa experiência de transitar, no cotidiano escolar, do modo dos exames para o modo da avaliação, importa observar os passos diferenciados de ambos os atos, e, ao mesmo tempo, iniciar e/ou aprofundar o execício diário de utilizar todos os passos do ato de avaliar.

 

O ato de avaliar está a serviço da obtenção do desempenho qualitativamente mais satisfatório, em termos de aprendizagem, o que implica na reorientação da aprendizagem, se necessário; ao passo que o ato de examinar está a serviço exclusivamente da classificação do educando, tendo por base o seu desempenho de aprendizagem já realizada e não em realização.

 

Cipriano Luclesi

criado por bahi0728    11:53:41 — Arquivado em: Avaliação da Aprendizagem

8 Comentários »

  1. Comentário por Cacia Rehem — 31-03-2008 @ 18:41:18

    Que bom que o sr retornou, fico feliz de poder lê novamente o sr.
    entendi perfeitamente a sua posição, dificil tem sido transformar a prática.

  2. Comentário por Cipriano Luckesi — 31-03-2008 @ 21:55:57

    Cacia,

    De fato, o mais difícil é a transformação, passando do ato de examinar para o ato de avaliar. Porém, acredito que a compreensão da fenomenologia da avaliação, quanto mais ocorra, tanto mais terá possibilidade de auxiliar na prática. Meu investimento segue por esse caminho, acreditando sempre que a prática educativa pode ser melhor do que tem sido em nossas escolas.

    Como eu, você está vinculada a esse projeto. Somando esforços, devagarinho, a realidade vai se transformando.

    Um abraço
    Cipriano Luckesi

  3. Comentário por EDMILSON AURELIANO DOS SANTOS — 8-07-2008 @ 00:36:32

    Estou fazendo o meu TCC sobre avaliação da aprendizagem e o seu livro, bem como entrevistas fornecidas pelo senhor, tem ajudado muito na confecção do mesmo e na minha prática pedagógica. Muito obrigado.

  4. Comentário por Luciane — 25-06-2013 @ 20:59:39

    Parabéns por todos os textos, professor Luckesi, estou entendendo cada vez mais, não estou colocando um comentário em cada um porque me faltam palavras para elogiá-lo, me sinto feliz por estar aprendendo esse tema tão importante para a Educação, muito agradecida!

  5. Comentário por Sandra Santana — 2-10-2013 @ 21:43:48

    Olá Professor ! O conceito de avaliação continua ainda obscuro para mim, pois em nossa realidade de fato o que acontece é a aplicação de exames que excluem grande parte dos nossos alunos.Uma verdeira injustiça. Todos temos capacidade porém para o sistema essa capacidade não é levada em consideração. Mas ainda como o Sr. acredito na transformação dessa prática com a contribuição dos seus textos do verdeiro significado de AVALIAR,. Talvez utópico para muitos , mas real para quem acredita ainda na Educação Brrasileira. Abraços Sandra !

  6. Comentário por elenice Diogo de Oliveira — 25-10-2013 @ 17:21:44

    Olá Professor o conceito de avaliação está bem mais claro para mim, é muito bom ler a sua opinião
    tem me ajudado bastante há entender o que é avaliar.

  7. Comentário por Vera Costa — 30-07-2014 @ 21:10:06

    Gostei muito do texto, me ajudou a compreender melhor a questão do avaliar e examinar e em que se diferem. Acredito que né educadores precisamos nos dispor a observar e avaliar objetivando a melhoria da nossa prática pedagógica e o crescimento cognitivo de nossos alunos.

  8. Comentário por Cipriano Luckesi — 7-09-2014 @ 21:02:32

    ótimas proposições e ótimos propósitos, Vera.

    Cordialmente
    Cipriano Luckesi

Deixe um comentário

Report abuse Close
Am I a spambot? yes definately
http://luckesi.blog.terra.com.br
 
 
 
Thank you Close

Sua denúncia foi enviada.

Em breve estaremos processando seu chamado para tomar as providências necessárias. Esperamos que continue aproveitando o servio e siga participando do Terra Blog.