Avaliação da Aprendizagem e Educação

Neste blog, você encontrará variadas abordagens sobre temas da educação, predominantemente sobre avaliação da aprendizagem.

9/7/11

MEU NOVO LIVRO SOBRE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM

Salvador, 09 de julho de 2011.

Cipriano Luckesi

Em janeiro deste ano de 2011, a Cortez Editora colocou no mercado um novo livro meu abordando o tema da avaliação da aprendizagem. Ele se intitula Avaliação da aprendizagem: componente do ato pedagógico, Cortez Editora, São Paulo, 2011, 448 págs. O livro aborda três grandes temas: 01) articulação entre Projeto Político Pedagógico (PPP) e avaliação da aprendizagem. A avaliação da aprendizagem só existe a serviço do PPP. Sem essa articulação, a avaliação praticamente não faz sentido, pois que ela existe como subsidiária do sucesso desse projeto. Ela o serve, sinalizando a qualidade dos resultados que estão sendo obtidos com sua realização e, em caso de qualidade insatisfatória, aponta para a necessidade de intervenção na busca da melhoria. 02) o segundo tema, abordado na Parte II do livro, trata de definir avaliação da aprendizagem como "ato de investigar a qualidade dos resultados obtidos ou em construção e, se necessário, intervir para redimensionar a ação pedagógica, tendo em vista melhores resultados". Nessa parte do livro são tratados os conceitos de avaliação da aprendizagem, suas limitações históricas, psicológicas e sociais --- afinal, nossas dificuldades para praticar a avaliação da aprendizagem. Além disso, é abordado, de forma crítica e ao mesmo tempo construtiva, o tema dos instrumentos de coleta de dados para a avaliação da aprendizagem. O ato de avaliar é um ato de investigar e, na investigação, há necessidade de coleta de dados e, para tanto, necessitamos de instrumentos de coleta de dados elaborados segundo as regras da metodologia científica. 03) a terceira parte é constituída por "temas correlatos", isto é, uma abordagem da necessidade da postura ética na prática da avaliação da aprendizagem e mais um capítulo, intitulado "Catado", que contempla "perguntas e respostas" sobre variados temas em torno do assunto avaliação da aprendizagem, que merecem alguma abordagem e não foram tratados no decorrer da obra. Acredito que produzi uma obra abrangente e significativa para o movimento de expansão da cultura da avaliação da aprendizagem em nossas escolas. O livro pode ser encontrado nas livrarias ou por solicitação à Cortez Editora, através de seu site --- www.cortezeditora.com.br Desejo a todos bons estudos. Cipriano Luckesi

criado por bahi0728    19:46:14 — Filed under: Sem categoria

11 Comments »

  1. Professor, estou escrevendo um artigo sobre a influência do ENEM na educação básica. No desenrolar do texto, faço uma citação usando o presente livro. Cito ainda o professor Moretto. De toda forma a pergunta é: o senhor entende que o ENEM avalia um ensino por competência ou para competências?

    Comment by Carla A F Martins — 3-12-2011 @ 20:18:47

  2. Parabéns professor,pelo seu livro .Sobre Avaliação da Aprendizagem.Esta me ajudando muito a entender melhor sobre a importância da Educação Infantil.

    Comment by ana lucia mello da boa hora — 17-01-2012 @ 18:18:15

  3. Professor, estou muito feliz de saber que encontrarei um livro com informações recentes e importantes sobre Avaliação da aprendizagem que é justamente o tema que quero desenvolver no meu TCC. Sei que esse livro me será muito útil, por isso procurarei nas livrarias de minha cidade para adquiri-lo.

    Comment by Maria de Fátima Corrêa Batista — 10-02-2012 @ 19:43:26

  4. Professor.......Vou agora mesmo a atras de ler esse livro, estou concluindo meu TCC e o tema e sobre Avaliaçao. Obrigada pela sua valiosa contribuiçao para nos educadores.

    Comment by Luciana Nunes — 28-03-2012 @ 17:59:11

  5. Professor, sou mestranda em educação e estou desenvolvendo o projeto que servirá de base para dissertação, que tem como tema: avalaiação de aprendizagem virtual. No capítulo 2 do seu livro posso encontrar norteadores para desenvolver em bases científicas seguras meu projeto de dissertação? Que outros autores o senhor pode sugerir?

    Comment by Mara — 24-04-2012 @ 16:09:57

  6. Sou diretora de escola e apaixonada pelo tema "Avaliação". Para trabalhar o assunto me fundamento em seus escritos.Amo tudo que você escreve e os vídeos. Parabéns

    Comment by Maria Cristina Penachione Covolan — 16-08-2012 @ 17:32:51

  7. Professor Estou escrevendo um livro sobre a importância da valorização do erro no processo de ensino, neste livro trago um capitulo que fala da avaliação, acabei por transformar este capitulo em um artigo. Gostaria de saber se seria possível eu estar enviando este artigo para o Sr. dar um olhada e fazer um comentário critico do assunto que abordo. Aguardo retorno. Obs.: Estou com duas editoras interessadas no meu livro, mas gostaria antes de aceitar uma das duas propostas, de um comentário de alguém em que respeito muito. Att. Prof. Esp. Sebastião Mendes de Sousa Professor da Faculdade de Guarai - FAG Professor da Rede pública de ensino.

    Comment by prof. Esp. Sebastião Mendes de Sousa — 14-09-2012 @ 10:16:24

  8. Sebastião, quando desejar, poderá escrever-me. Meu endereço : luckesi@terra.com.br. Sucesso em sua vida. Cipriano Luckesi

    Comment by Cipriano Luckesi — 15-12-2012 @ 22:15:54

  9. Professor Luckesi, minha dissertação de mestrado versa sobre avaliação da aprendizagem na educação a distância. Gostaria de saber se tem algum livro ou artigo seu que aborde sobre o processo avaliativo no ensino a distância.

    Comment by Vanda Pereira Leite Dias — 5-04-2013 @ 07:27:22

  10. Vanda, Não trabalhei especificamente sobre esse tema da avaliação da aprendizagem na educação à distância. Todavia, aqui e acolá, tenho entrado em contato com a literatura publicada sobre o tema e o que tenho encontrado com regularidade é uma prática de confundir atos de ensinar com atos de avaliar. Importa ter clareza que são atos articulados, mas que são distintos. Neste mesmo blog tenho um texto --- "Ensinar, aprender e avaliar: tres atos distintos", publicado em 16/12/1012 ---indicando a necessidade de tratar esses atos como distintos. Fui estimulado a escrever esse texto após o término da leitura de um livro sobre avaliação na educação à distância na tentativa de que educadores e pesquisadores possam olhar com mais precisão para esses atos. Por vezes, parece-me que ensinar e avaliar, que são atos distintos, têm sido assumidos com um comprometimento tão grande entre si que parecem não se distinguirem mais. No entanto, são atos distintos, ainda que articulados. Sucesso em sua vida. Cipriano Luckesi

    Comment by Cipriano Luckesi — 5-04-2013 @ 13:55:37

  11. ALUNA DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA, TEMA DE TAC AVALIAÇÃO

    Comment by MARIA DO SOCORRO — 15-07-2013 @ 20:39:29

Leave a comment

Report abuse Close
Am I a spambot? yes definately
http://luckesi.blog.terra.com.br
 
 
 
Thank you Close

Sua denúncia foi enviada.

Em breve estaremos processando seu chamado para tomar as providências necessárias. Esperamos que continue aproveitando o servio e siga participando do Terra Blog.